Entenda o que é água desmineralizada

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A água é um item essencial na nossa rotina e existem muitos tipos, incluindo a água desmineralizada. Você sabe o que é a água desmineralizada? Qual a sua diferença com a água destilada? Venha acompanhar esse artigo do blog da Faz Forte!

O que é água desmineralizada?

Também chamada de água deionizada, a água desmineralizada é conhecida por ser totalmente pura, livre de minerais, íons e metais pesados. Possui os mesmos benefícios e características da água destilada, porém elas são obtidas através de processos diferentes.

Água desmineralizada x água destilada

A principal diferença entre a água desmineralizada e a destilada, é que a primeira não utiliza energia durante o processo de purificação. Para a obtenção de água desmineralizada são usadas apenas resinas especiais que processam uma troca iônica, de onde surge a água pura. Existe ainda o processo por osmose reversa, onde a filtragem é mecânica e descarta produtos químicos.

A água desmineralizada é muito usada em processos químicos industriais, que precisam da água bruta para não causar prejuízos nas fábricas. Um exemplo é a utilização em caldeiras para evitar a corrosão e ainda a formação de incrustações – efeito característico do acúmulo de sais na superfície.

Pode beber água desmineralizada?

Este tipo de água também é indicado para consumo, por proporcionar benefícios ao organismo. O excesso de minerais, como carbonato de cálcio e magnésio presentes em outros tipos de água podem contribuir no desenvolvimento de:

  • arteriosclerose;
  • cálculo renal;
  • artrite catarata;
  • artrose e diversas outras doenças.

Há ainda estudos que relacionam o consumo da água desmineralizada com a longevidade e a eliminação de toxinas do organismo. No Brasil, o processo de retirar os minerais da água através das resinas é o mais utilizado. Isso porque é de baixo custo, tem facilidade operacional e a taxa de recuperação da água é alta.

Quer saber mais sobre a qualidade da água e como cuidar da sua caixa d ‘água? Continue no blog da Faz Forte e saiba várias dicas!


Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?