Entenda como funciona cada elemento da cisterna

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

As cisternas são usadas para armazenar água em locais com dificuldade em abastecimento pela rede pública. Elas podem armazenar tanto água da chuva como água de caminhão pipa.  Quando for usar água da chuva, é importante lembrar que pela NBR 15527 o aproveitamento deste tipo de água deve ser feito através de captação de telhados ou de áreas sem circulação de veículos, pessoas ou animais.

Somente depois de receber tratamento é que a água pluvial poderá ser aproveitada para irrigação de solos, lavagem de veículos, vasos sanitários e limpeza de varandas e quintais. Essa água não poderá ser consumida em hipótese alguma.

Confira abaixo como funciona e para que servem compartimento de uma cisterna plástica enterrada.

 1-    Reservatório de autolimpeza – conhecido como first flush, despreza a primeira parte da chuva que, em geral, vem com a sujeira do telhado. Na primeira chuva ele enche até o nível máximo, depois a água vai direto para o reservatório.

2-    By-pass – usado para evitar excesso de água no sistema. É conectado antes do filtro e descarta a água em excesso diretamente para a galeria pluvial.

3-    Filtro de macropartícula:

a)    A chuva entra pelas aberturas superiores e passa entre os vãos da cascata. Possuem duas entradas que peneiram a sujeira mais grossa.

b)    Livre das impurezas maiores, a água passa por uma tela de aço-inox que irá limpar mais ainda a água.

c)    A sujeira e um pouco da água descartada vão direto para a rede de água pluvial.

Fonte: Portal Equipe de Obra Pini.

Fonte: Portal Equipe de Obra Pini.

4-    Freio d’água – depois de filtrada a água passa por este local com a finalidade de evitar que ela se movimente muito e agite os sedimentos depositados por decantação no fundo do reservatório.

5-    Sifão-ladrão – instalado a 5 cm de desnível em relação à entrada de água no reservatório. É preciso ser fixado para que não se mexa com o movimento da água. Irá descartar o excesso, além de evitar a entrada de odores e insetos nos reservatórios.

6-    Conjunto de sucção – a sucção da água ocorre através do conjunto boia-mangueira. A boia ira manter a mangueira na superfície para que água seja captada na superfície sem sedimentos.

7-    Eletronível – tem a função de parar a bomba quando a água atinge um nível inferior.

8-    Tampa de inspeção – tem a função de vedar o reservatório e precisa ter o mínimo 60 cm de circunferência.

 Com informações do Portal Equipe de Obra Pini.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?