Dicas para ser sustentável no supermercado

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Com um pouco de atenção e paciência é possível ser sustentável nas compras de supermercado. Com algumas dicas o desperdício de alimentos é evitado e ainda o bolso e o meio ambiente agradecem.

Listas: Fazer uma lista dos itens necessários antes de sair de casa é muito importante, pois evita as compras por impulso;

Validade: Verifique sempre o prazo de validade dos produtos, dando maior atenção para os que estão em promoção. Em geral, esses itens com preço baixo estão perto de vencer. Avalie se irá consumir o produto antes da data de vencimento.

Alimente-se antes de ir às compras: Fazer compras com fome pode ser arriscado, pois aumenta a chance de comprar por impulso. Alguns estudos comprovaram que quem vai às compras com fome tende a gastar mais.

Alimente-se antes de ir às compras

Alimente-se antes de ir às compras

Faça mais de uma compra no mês: Com a correria cotidiana, muitas acabam fazendo apenas uma compra mensal. No entanto, ir ao supermercado a cada 15 dias aumenta as chances de ter alimentos frescos e diminui o risco de desperdício.

Alimentos da estação: Escolha sempre verduras, legumes e frutas da estação. Além de mais saudáveis, por não serem produzidos de maneira induzida, não há tanto gasto de água durante o cultivo.

Produtos orgânicos: Quando for possível, opte por alimentos orgânicos que são cultivados sem nenhum tipo de inseticida ou modificação genética. Eles não contêm agrotóxicos e pesticidas, além de serem mais saborosos e terem mais vitaminas.

Reutilize as sacolas plásticas: Mesmo em locais onde não é proibido o uso de sacolas plásticas descartáveis, busque sempre levar a ecobag ao supermercado. Caso não seja possível, reuse as sacolas plásticas para outras finalidades.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?