Dia Mundial da Água: entenda a importância do recurso e como economizá-lo

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março. Sendo uma data de grande importância para toda a população, uma palavra que a define bem é a conscientização.

 

Hoje, a Faz Forte te apresenta tudo sobre o tema. Entenda a importância desse dia para a sociedade e saiba quais medidas podem ser tomadas para proteger a água do planeta. Aproveite a leitura! 

A importância do Dia Mundial da Água

A água é um recurso vital e necessário para a sobrevivência da humanidade. Sem ela, não há vida humana na terra.

 

Tendo em vista a importância tão grande deste recurso natural, foi criada a data comemorativa do dia mundial da água, para relembrar, todos os anos, a sua enorme importância.

 

Mais que relembrar a sua importância, a data também funciona como uma forma de conscientização e sensibilização, levando as pessoas a refletirem sobre a necessidade desse recurso e formas de poupá-lo.

Como a data surgiu?

Tudo começou no ano de 1992, quando a possibilidade da data surgiu na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

 

Além do surgimento da data, também foram estabelecidos e divulgados os Direitos da Água, um conjunto de dez artigos que reitera a importância e a maneira de usar e respeitar o recurso natural.

 

Após a aprovação da data, o dia passou a ser comemorado um ano depois, em 1993.

 

Mas, essa não é apenas uma mera data comemorativa adicionada ao calendário! 

 

Todos os anos a ONU (Organização das Nações Unidas) gera um debate com relação ao assunto, escolhendo a cada ano um tema diferente para ser discutido.

 

Este ano, o tema escolhido foi “Água para a Paz”, com o objetivo de debater sobre a importância da universalização da água para a segurança da população e a manutenção da paz mundial.

 

Por que o ser humano precisa de água?

Muito mais que uma forma de “matar a sede”, a água é fundamental para a sobrevivência do ser humano.

 

Isso acontece porque as pessoas não apenas precisam beber água para viver, mas porque grande parte do seu corpo é composto por água.

 

Isso mesmo: mais de 70% do corpo humano é composto por água. Portanto, para o organismo humano funcionar bem e corretamente, a ingestão de água diária é uma grande necessidade.

 

Além de compor grande parte do corpo humano, a água também tem funções vitais dentro do mesmo. Entre elas, estão:

  • o transporte de substâncias: o sangue humano é o responsável por transportar substância como nutrientes e sais minerais. Tendo em vista que 90% do plasma sanguíneo é composto por água, ela é um fator importante nesse transporte;

  • proteção dos ossos: ela é responsável por proteger os ossos do corpo contra o atrito. Isso acontece porque ela está presente nos líquidos que ficam entre as articulações;
  • proteção do feto: ela está presente na composição do líquido amniótico, um líquido que envolve o feto do bebê antes de ele nascer. Portanto, ela garante a proteção do embrião;
  • regulagem da temperatura corporal: o suor é um importante composto. É através dele que o corpo resfria e a temperatura é regulada. A água faz parte do suor;
  • eliminação de substâncias:  é através da urina que é possível eliminar substâncias que estão em excesso ou, até mesmo, substâncias tóxicas que estão presentes no corpo. Na composição da urina, está a água.

 

Por isso, é extremamente importante o consumo recorrente e diário de água potável, mantendo, assim, o corpo hidratado. 

 

De uma maneira geral, o ideal é o consumo de, no mínimo, dois litros de água por dia. Mas, para um cálculo mais preciso, basta multiplicar cada quilo do seu peso por 35mL de água. Ao final, você terá o valor ideal que você deve consumir deste recurso diariamente. 

A água no mundo

Apesar de, muitas vezes, a água parecer um recurso infinito pela sua grande abundância, isso está longe de ser verdade.

 

Ela é um recurso natural limitado e finito, que cada vez mais se aproxima do seu fim. 

 

Apesar de 70% do planeta terra ser coberto por água e apenas os 30% restantes por terra, apenas uma parcela dessa água disponível é, de fato, potável.

 

Apenas 2,5% de toda a água do mundo é potável e própria para consumo humano. Isso significa que 97,5% da água disponível no planeta é salgada, e não pode ser consumida pelos seres humanos. 

 

É por isso que datas de conscientização, como o dia mundial da água, e também ações práticas de proteção desse recurso são tão importantes e cada vez mais fundamentais com o passar dos anos.

Ações de proteção deste recurso

Apesar de vital para a sobrevivência humana, a água também é muito utilizada para diversos outros fins. 

 

A higienização do corpo humano e, também, de alimentos e de residências é feita com este recurso, algo vital a ser feito para a prevenção de doenças.

 

Além disso, a irrigação das plantas também é feita com a água, bem como atividades industriais e recreativas.

 

Portanto, é claro: a água é muito importante para diversas ações e atividades – e é exatamente por isso que ela deve ser muito bem cuidada e, sempre que possível, poupada!

 

Entre algumas ações simples que você pode colocar em prática hoje mesmo, estão:

  • evitar o desperdício ao escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos;

  • se atentar a possíveis vazamentos;

  • não jogar lixo em rios, praias e lagos;

  • sempre que possível e se tiver os recursos para isso, reaproveitar a água;

  • fazer o descarte correto de resíduos recicláveis;

  • promover medidas de conscientização;

  • fazer a manutenção recorrente de caixas d’água.

 

A importância de um armazenamento correto de água

Se você lida com caixas d’água em seu espaço doméstico, industrial ou comercial, é muito importante se atentar ao armazenamento correto da água nas caixas. 

 

A manutenção recorrente de tais itens é fundamental tanto para garantir a chegada de uma água de boa qualidade nos locais, quanto para auxiliar na sua economia.

 

Afinal, vazamentos e infiltrações de água podem ocorrer caso não seja feita a manutenção nas caixas d’água – o que provoca um grande desperdício de água.

 

Portanto, neste Dia Mundial da Água, lembre da importância desse recurso e conscientize as pessoas ao seu redor! 

Para saber mais sobre caixas d’água, reservatórios e outras soluções para o abastecimento de água seguro e eficiente, basta entrar em contato com a Faz Forte. Garantimos a entrega de um material de qualidade que pode ser um grande aliado no combate ao desperdício de água!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?