Dia do técnico da segurança do trabalho

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Segurança do trabalho é um conjunto de medidas adotadas para garantir a segurança dos trabalhadores e minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

O responsável pela implementação dos programas de prevenção de acidentes é o técnico em segurança do trabalho, ele ajuda no desenvolvimento dos programas e na ativação na área de trabalho.  Uma das responsabilidades do técnico é orientar os funcionários quanto a responsabilidade por sua segurança, uma vez que é a vida dele que deve ser preservada.

A segurança do trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.construcao

Acidentes de trabalho são aqueles que acontecem no exercício do trabalho a serviço da empresa e provocam lesões, ferimentos, perdas ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

Eliminando as condições inseguras e os atos inseguros, é possível reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais, e esse é o principal papel da Segurança do trabalho.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?