Desperdício de alimentos acentua problema de falta d’água

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A ONU divulgou ontem (11) um relatório mostrando que o desperdício mundial de comida é responsável por mais emissões de gases causadores de efeito estufa do que os países, com exceção da China e Estados Unidos. Anualmente é desperdiçado um terço dos alimentos produzidos para o consumo, cerca de 1,3 bilhão de toneladas. Com eles também são perdidas toda a energia e água utilizadas para produção.

No seu relatório, a ONU estima que a emissão de carbono dos alimentos desperdiçados equivale a 3,3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano.  Um uso adequado poderia contribuir muito para o reduzir essas emissões.

Anualmente é desperdiçado 1,3 bilhão de toneladas no mundo

Anualmente é desperdiçado 1,3 bilhão de toneladas no mundo

Nos países desenvolvidos o problema está no consumo: muito do que é comprado vai parar no lixo sem ser consumido. Já nos lugares em desenvolvimento, a principal causa é a agricultura ineficiente que acaba utilizando um volume grande de água.

Reduzir o desperdício de alimentos evitaria a pressão sobre os recursos naturais e diminuiria a necessidade de aumentar a produção de comida. Hoje há necessidade de aumentar a produção em 60% para atender a demanda população até 2050. 

Confira as dicas da FAZ FORTE para reduzir o desperdício de alimentos, desde o momento da compra até a hora do consumo:

- Planeje as compras! Dê preferência a alimentos da época, além de ter uma qualidade melhor por não conter muitos agrotóxicos, os valores costumam ser menores.

- Conserve bem! Mantenha os alimentos em lugares limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo.

- Utilize talos e folhas dos alimentos! Os talos de couve, agrião e salta, por exemplo, podem ser usados em recheios de tortas. Já a folha da cenoura é rica em vitamina A. Pode ser usada em sucos ou substituir a salsa, pois é de aspecto e sabor semelhantes.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?