Caixas d’água de amianto faz mal a saúde?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O amianto é um mineral com resistência ao fogo e corrosão, apresenta pouco peso e tem baixo custo de produção. Por essas características, ele é muito utilizado para fabricação de telhas, caixas d’água, pisos, componentes de freios de automóveis, revestimentos de máquinas e alguns tipos de materiais plásticos.

Caixa d’água de amianto faz mal?

No Brasil, o amianto foi proibido em diversos estados por ser nocivo à saúde, causando doenças pulmonares.

As fibras de amianto são apontadas por serem responsáveis pelo aumento do risco de câncer de pulmão, principalmente em colaboradores que são expostos diariamente a essa substância como mineiros, trabalhadores da construção civil. O preocupante é que a doença aparece tardiamente, podendo levar até 50 anos para despertar os primeiros sintomas.

De acordo com estudos médicos, o risco de desenvolver câncer surge apenas quando o material é partido, rachado ou danificado, pois as fibras estimulam mutações celulares. Sendo assim, consumir água oriunda de uma caixa d’água de amianto não é perigoso, mas exige atenção.

No entanto, como foi alertado anteriormente, em nosso país, muitos estados já proibiram seu uso. Países como como Estados Unidos e União Europeia, a caixa d’água de amianto já foi totalmente banida de ser comercializada e utilizada.

Existe outra opção de caixa d’água?

Para quem não quer correr risco e deseja ter uma água de qualidade, existem alternativas para as caixas d’água feita de amianto. Você pode optar por caixas d’água de concreto ou também as metálicas. No caso da caixa d’água metálica, o material usado é o aço carbono.

Existem diversos modelos de caixa d’água metálica, como:

Cada uma é indicada para ambientes diferentes e para os mais diversos tipos de projeto. Quer saber mais sobre as caixas d’água metálicas? Confira o blog da Faz Forte para conhecer esse tipo de reservatório!


Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?