A água é de suma importância para a produtividade da vaca leiteira. Por isso é importante administrar muito bem os recursos hídricos da propriedade rural, assim automaticamente aumentará a produção de leite, uma vez que ele é formado por 12,5% de sólidos e o restante é água. Os bebedouros artificiais são os mais indicados para suprir essa lacuna.
A necessidade do consumo da água depende da raça do animal, ao clima onde eles são criados e também ao peso do animal. No entanto, pesquisas da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária, apontam que em média, uma vaca de alta produção pode consumir até 170 litros de água por dia. Uma parte da necessidade hídrica do animal é atendida pela ingestão de alimentos. Com a ingestão de 12 quilos grama, ou pasto, equivale ao consumo involuntário de 60 litros d’água. No entanto, quando maior for o consumo de matéria seca, maior será a necessidade de o animal beber água.
Após a ordenha, a vaca sente necessidade de beber água até 50% da sua necessidade diária. É importante localizar os bebedouros em locais estratégicos. O espaço também tem que ser limpo, fresco e de fácil acesso e com capacidade para abrigar os animais sem que exista disputa pela água. Especialistas recomendam que um bebedouro atenda, no mínimo, vinte vacas.
É importante também usar bebedouros artificiais, assim é possível monitorar a qualidade da água oferecida ao rebanho. A limpeza e higienização são fundamentais para garantir a saúde dos animais. Os bebedouros precisam ser limpos semanalmente. Caso acumulem restos de alimentação ou lodo é preciso lavá-los imediatamente. A temperatura da água deve ficar entre 25ºC. Com informações da Embrapa Gado e Leite.
Comentários no Facebook