Dia Nacional da Consciência Negra.

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Hoje é comemorado o dia da consciência negra. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do quilombo dos palmares morto nesta data em 1695 por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

A data de sua morte motivou, entre o contexto da Ditadura Militar Brasileira, a escolha da figura do zumbi como símbolo de luta e resistência. A lei que instituiu o dia da consciência negra foi fruto da reivindicação da figura de zumbi como símbolo das conquistas.

No cenário da educação, foi determinado pela lei N° 10.639 a obrigatoriedade de incluir no conteúdo programático a história da luta dos negros no Brasil, herança cultural, e o papel na formação da sociedade nacional, resgatando assim a importância e a influencia das diferenças étnicas sobre os acontecimentos históricos.

A comemoração do dia da consciência negra foi inserido no calendário de datas comemorativas para ser dedicada a reflexão sobre a inserção dos negros na sociedade. Em muitas cidades é decretado feriado e muitos movimentos planejam ações culturais e de informações sobre a vasta e rica história que data possui, com o intuito de conscientizar a população para evitar o preconceito e até mesmo o auto-preconceito derivado da descriminação.blog-fazforte conscienia negra

Atualmente a discussão sobre igualdade étnica se estende durante todo o ano e além, existem muitos temas debatidos constantemente, como por exemplo, cotas raciais em universidades inserção do negro no mercado de trabalho, cultura, beleza, entre outros.

A descriminação pela cor da pele é uma das piores heranças culturais que história do Brasil possui. Ter tonalidades diferentes sobre a epiderme que reveste o corpo humano não influencia sobre o caráter e competência que a pessoa possui, o correto seria as pessoas serem valorizadas por suas ações; os tecidos, glândulas e o coração que bombeia o sangue e nos mantém vivos, são iguais em todos. A melanina é apenas mais um composto químico que corpo humano possui.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?