Chuvas da primavera.

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Nesta segunda (22) teve início a primavera e com ela as chuvas que vem com a estação; está previsto chuvas dentro do normal, o que cresce a esperança sobre a recuperação do volume de água e a solução da seca que enfrentam os reservatórios e rios pelo Brasil.

Porém, segundo pesquisas de especialistas, mesmo com chuvas regulares, o volumes das chuvas que chegam com a estação não devem ser suficientes para resolver o problema da falta de água. Segundo o meteorologista da empresa Climatempo Marcelo Pinheiro, já existe um déficit de chuva desde o verão do ano passado, e para haver uma solução seria necessário uma sequência maior de dias de chuva, não serão somente as chuvas da primavera que irão resolver o déficit hídrico.

Quando as chuvas iniciarem ainda haverá um “efeito esponja” nos reservatórios, que sofrendo com situação crítica da falta de água tem os solos muitos secos e irão absorver as primeiras chuvas para só depois começar a acumular novamente, seriam necessários, assim, pelo menos um semestre com chuvas acima da média para começar a solucionar os problemas dos reservatórios.Flowers-in-the-rain-wallpaper_3078

Junto com a primavera chegam a temperaturas mais altas, o que aumenta o calor e o consumo de água e por fim, a evaporação, o que faz com que o volume de água necessite ser ainda maior para saciar a demanda.

Em uma das estações mais bonitas do ano permanece por tanto as nuvem nubladas, de chuvas e preocupações com o futuro hídrico não só do nosso país como em todos os continentes.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?