Terá que trocar a caixa d’água metálica? Faça um upcycle com a antiga

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

As caixas d’águas metálicas feitas em aço carbono duram em média 25 anos, desde que sejam realizadas periodicamente as manutenções e limpezas indicadas pelo fabricante. Mas quando chega a hora de trocar, ou substituir por uma maior, o que fazer com a antiga? Uma solução é soltar a criatividade e montar um projeto de upcycle.

Diferente da reciclagem, que visa reutilizar a matéria-prima, o upcycle surgiu na década de 90 e prevê um novo ciclo para o material descartado, assim é evitado o descarte e o produto ganha uma nova função.  O processo é ecologicamente correto e vem ganhando adeptos, principalmente entre arquitetos.

É possível reutilizar as chapas de aço em outros objetos

É possível reutilizar as chapas de aço em outros objetos

É preciso soltar a imaginação. Existem muitos objetos que podem ser criados com o aço vindo da sua caixa d’água metálica. Nas de grande porte, é possível retirar os anéis, ou as chapas, e transformá-las em objetos únicos. Mas para isso é preciso que profissionais capacitados para trabalharem com chapas de aço coloquem em prática a idéia de um arquiteto ou mesmo do antigo proprietário do reservatório.

Uma ideia mais simples, que é possível fazer sem ajuda de especialistas, é converter aquele antigo bebedouro basculável, usado para gado, numa linda floreira, que poderá decorar a propriedade rural.

Mesmo em alta, o upcycle não substitui a reciclagem, que é fundamental para o meio ambiente e sociedade. Ao gerar uma matéria-prima reciclada, há uma redução do consumo de energia, poluição da água e ar e até mesmo de emissões de gases de efeito estufa.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?