São Francisco é a primeira cidade a proibir água engarrafada nos EUA

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A partir de outubro deste ano a cidade de São Francisco, na Califórnia-EUA, irá proibir a venda de água em garrafas plásticas. A cidade, que é conhecida por lançar tendências, foi a primeira a adotar a medida no país.

A decisão foi aprovada unanimemente pelos vereadores, após cobranças e protestos realizados por ativistas. Ainda é necessária uma segunda votação antes do prefeito assinar a lei. A proibição seria a partir de outubro deste ano para locais fechados de propriedade pública e em 2016 para eventos em locais abertos. Os eventos esportivos, como a maratona da cidade, foram excluídos destas restrições, uma vez que os atletas necessitam de muita hidratação.

Garrafa Pet é um grande problema ambiental

Garrafa Pet é um grande problema ambiental

Um dos vereadores lembrou que apenas na década de 90 que surgiu a indústria de água engarrafada, cujo faturamento atual é de US$ 60 bilhões por ano só nos Estados Unidos.  Uma solução apontada é que a prefeitura aumente o número de estações de água em espaços públicos.

O projeto também foi alvo de críticas, em especial da indústria de garrafas plásticas. O argumento é que a medida não permite o consumidor escolher uma água mais saudável, como a mineral. Outros já dizem que a lei pode aumentar o consumo de refrigerantes ou outras bebidas enlatadas.

Mesmo sendo a primeira vez que uma cidade americana toma a iniciativa de inibir o comércio de água engarrafada, outras localidades tiveram atitude semelhante. É o caso da Universidade de Seattle, que proibiu o consumo da bebida no campus.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?