Onde está a água doce?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O Planeta que habitamos possui uma reserva de água de aproximadamente 1.332 milhões de km³, deste total são divididos entre 97% de água salgada e 3% de água doce, estando o nosso planeta submerso em 72 % da sua superfície, o que parece muito, mas que em comparação ao uma maça, por exemplo, representaria só a casca.

Desses 3% de água doce, a divisão está com 2% congeladas nos polos e 1% acessível ao consumo. Do total disponível para consumo, cinco países detêm 50% das reservas, são eles Brasil, Canadá, Indonésia, China e Colômbia, os outros 50% são divididos pelos outros países do mundo.

O mapa mundial da água está assim representado; 46 % na América; 6 % na Austrália e Oceania; 7 % na Europa; 9 % na África e 32 % na Ásia, sendo que o Brasil, sozinho, tem 12 % da reserva destas aguas mundiais, além de possui 70 % do aquífero Guarani, que é um dos maiores do planeta.

O Brasil possui o maior potencial hídrico, e o mais rico em rios o mundo, e possui a maior bacia fluvial, representada pelo Rio Amazonas, maior do mundo em volume. No brasil o mapa da água está representado por: Amazonas, 80 %, atende 7 % da população – Nordeste, 3,2 servindo 27 % da população e 16,8 % o resto do país, que atende 66 % da população, tendo o consumo nacional o presente índice:18 % consumo humano; 5 % animal; 14 % indústria e 63 % agricultura.Água-doce

Já existem estudos bem evoluídos para utilização de água salgada no consumo humano, no Brasil no município de Macau, RN, está previsto para 2016, que vinte mil habitantes seja abastecido por água proveniente do processo de desnatilização, ou seja, retirada do sal para consumo da água.

Reservatórios metálicos para água potável são importantes para o armazenamento dessa água para consumo, sempre bem limpos e com materiais de boa qualidade.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?