Emissões da agricultura devem subir 30% em 2050

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Estudo recente da ONU apontou que os gases de efeito estufa emitidos pela Agricultura crescerão entre 18% e 30% em 2030 e 2050, motivados pela criação de animais e uso de fertilizantes.

Na data estimada, as emissões anuais serão de mais de 6,3 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente, medida padrão para calcular as emissões de gases carbono.

Outra análise, que observou as emissões entre 2001 e 2011, mostrou que os gases derivados dos cultivos e da criação de animais subiram 14. Apenas o uso de fertilizantes industrializados representou 13% das emissões agrícolas em 2011.

No ranking mundial a Ásia foi responsável por 44% das emissões agrícolas em 2011, seguida das Américas com 25%, África 15%, Europa 12% e Oceania 4%.

O arroz foi a cultura que mais emitiu gases

O arroz foi a cultura que mais emitiu gases

A cultura que mais emitiu gases foi a de arroz, com 10% das emissões totais da agricultura. Isso porque o arroz gera metano através de processos biológicos. A queima de pastagens de savana respondeu por 5%.

 A boa notícia é que na última década as emissões de gases de efeito estuda derivadas da mudança do solo e do desmatamento caíram quase 10%.

O Brasil e suas medidas 

A principal causa do efeito estufa é o aumento da concentração de CO2. No Brasil as maiores emissões advêm das queimadas na Mata Atlântica e dos desmatamentos na Amazônia.

Outra medida brasileira é o incentivo à plantação de cana-de-açúcar e outras culturas para a produção de biodiesel, pois através deles é possível gerar energia renovável.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?