Dia do Engenheiro de saneamento.

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Hoje é comemorado o dia do Engenheiro de saneamento, conheça mais sobre a profissão no blog. Há 46 anos o dia 13 de julho consta do calendário nacional como o Dia do Engenheiro de Saneamento, após o Decreto 53.697/64 ser assinado pelo presidente João Goulart.

O Engenheiro de Saneamento trata da exploração e do uso da água, como também com projetos e obras de saneamento, seja ele básico ou geral. Este profissional deve ter formação nas áreas ambientais de hidráulica, hidrologia e de recursos hídricos, ele trabalha no planejamento e orientação do uso da água de bacias hidrográficas, pode também elaborar projetos de redes de água e de esgotos, irrigação e drenagem. O Engenheiro de Saneamento pode ainda atuar no tratamento de águas poluídas ou contaminadas.

Em tempos de crise hídrica, onde a água e seu uso consciente se tornam o assunto principal, a preocupação com a escassez, ainda que o Brasil seja detentor de uma das maiores reservas hídricas do planeta, faz com que o trabalho dos engenheiros de saneamento ganhe ainda mais relevância e responsabilidade.

Pela importância que a água possui, não para só consumo, como para o desenvolvimento e a economia; a capacidade técnica dos engenheiros sanitários se torna indispensável para evitar o desperdício desse recurso em obras de adução, distribuição e tratamento de água em grandes centros urbanos.tesla_cursos_28

O saneamento é área disciplinar que utiliza conceitos e definições da ecologia, engenharia, química e outros ramos do conhecimento humano para solucionar problemas causados pela ação do homem sobre a natureza. A profissão de engenheiro de saneamento surgiu juntamente com expansão das aglomerações humanas, do setor industrial e desenvolvimento das cidades, surgindo assim a preocupação com a preservação dos recursos e a necessidade de um profissional que detenha mais conhecimento sobre a área.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?