Crise hídrica e energia.

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Faltam poucos meses para início da temporada de chuvas começarem e o nível dos reservatórios ainda assusta por estarem muito baixos.  Aproximadamente 650 reservatórios asseguram o consumo de água e energia para a maioria dos brasileiros, são esses reservatórios que são acionados toda vez que você precisa de água ou de energia.

A maior demanda do país no consumo em energia está nas regiões Sudeste e Centro Oeste, onde também está a maior concentração populacional, nos últimos dez anos, o nível médio dos reservatórios nessas regiões em agosto foi de aproximadamente 65%. A média de agosto em 2015 está em 36%. Mas é no Nordeste onde se sente mais os efeitos e onde a situação se agrava.seca

Pelas contas deste especialista, a água acumulada nos reservatórios hoje é suficiente para garantir apenas mais dois ou três meses de energia. A Agência Nacional de Águas declarou que tem tomado medidas cabíveis para ajustar o volume de água que entra e sai dos reservatórios, inclusive com restrições de uso para dar prioridade ao abastecimento humano. A agência defende a construção de reservatórios novos.

O Ministério de Minas e Energia declarou que tem sobra estrutural de energia para atender a carga prevista no país. E que, até o fim do ano, vão entrar em operação fontes novas de energia em áreas com chuvas regulares, como as hidrelétricas de Teles Pires, Jirau e Santo Antônio. Segundo o ministério, isso é suficiente para garantir o abastecimento elétrico.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?