Crise hídrica e a dengue.

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A crise hídrica trouxe problemas que vão além da seca e a crise de abastecimento, o número de casos de dengue aumentou aproximadamente 57,2% comparando com o mesmo período de 2014, colocando serviços públicos em alerta. E qual a relação entre a seca e aumento dos casos de dengue?

A crise hídrica fez com que diversos moradores estocassem água em suas residências, e a falta de cuidado e o armazenamento incorreto fez com que a disseminação do mosquito transmissor Aedes Aegypti aumentasse o que estabeleceu um vínculo entre a seca e epidemia de dengue.

Água parada e limpa em exposição nos recipientes abertos proporcionam criadouros para a larva dos mosquitos, fazendo assim com as tampas entre outros cuidados sejam indispensáveis para prevenção de doenças e outras contaminações que podem ocorrer na água e torna-la impropria.

Com a utilização dos recipientes como caixas d’águas e baldes utilizados no armazenamento da água o índice de criadouros de dengue aumentou em aproximadamente 212% em relação ao levantamento feito em 2014,baldes domésticos, por exemplo, passaram de 4% para 12,7% de ocorrência de larvas, as caixas d’água localizadas no solo passaram de 2% para 5,4% quanto à constatação de larvas.

O armazenamento da água em maioria é feito em baldes e caixas d’água fixadas no chão, água da chuva, de chuveiros, e em outros casos de reuso são armazenados sem cuidados, visto que seu uso não se dará a consumo próprio, mas em utilizações domésticas como limpeza de quintal, manutenção de jardins entre outros. E neste ponto que enfrentamos o problema, pois a água armazenada muitas vezes fica exposta sem tampa ou cuidados tornando-se criadouro para o transmissor da dengue.2

Os recipientes que armazenam água devem ser bem limpos e tampados, assim como os demais objetos que permitem o acumulo de água, uma forma de manter a água armazenada em baldes fechada, por exemplo, é utilizando plásticos ou lonas e elásticos que permitam que a superfície fique coberta, verificar se a caixa d’água está bem tampada, e caso não possua a tampa utilizar o mesmo método das lonas para cobrir a superfície.  Cuidando bem e com atenção, a água armazenada não se torna um criadouro e não contribui para proliferação da doença.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?