Corrosão de reservatórios metálicos pode ser evitada

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Um dos problemas que pode ocorrer nas caixas d’água feitas em aço carbono é a corrosão. Isso ocorre pela reação do oxigênio do ar atmosférico com o aço. No entanto, o aço é um dos materiais mais resistentes a este efeito. Com alguns cuidados é possível evitá-lo e manter uma caixa em boa qualidade por mais de 20 anos. Eles iniciam na fabricação do produto.

No aço carbono, a corrosão acontece quando há uma transformação e o metal passa a ser óxido de metal. É aí que aparece a ferrugem, que é um óxido hidratado, com aspecto poroso. No processo de fabricação, a caixa primeiramente é cortada nas chapas de aço carbono, para depois ser montada e soldada.  Após esse processo é preciso fazer uma limpeza perfeita, com materiais adequados, para retirar todas as impurezas do material. Parte interna da caixa, revestida por tinta epóxi

Depois desses processos o reservatório metálico estará pronto para receber os produtos anti-corrosivos, como o primer e a pintura epóxi a base de poliamida.  Esses produtos têm, resumidamente, quatro funções: ação anti-corrosiva, aderência, flexibilidade e impermeabilidade.

O primer é importante para que as tintas anticorrosivas tenham uma boa aderência sobre a base metálica, isso evita a propagação da ferrugem. Já a impermeabilidade evita que o vapor de água, o oxigênio e os gases corrosivos permeiam a tinta. As epoxídicas são as mais indicadas, uma vez que são formuladas com pigmentos anticorrosivos  e outros aditivos eficazes.

É importante que a tinta utilizada ofereça flexibilidade, pois uma caixa d’água precisa suportar as contrações e dilatações em tempos frios e quentes, sem sofrerem fissuramento ou trincas. A tinta epóxi possui ótima flexibilidade, é impermeável e tem perfeita aderência aos metais. Por essas características, e para oferecer um produto de alta qualidade a seus clientes, a FAZ FORTE optou por utilizar este material em toda sua linha de fabricação.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?