Como cuidar do jardim sem desperdiçar água

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Esta chegando o feriado prolongado e quem não vai viajar pode aproveitar para curtir a casa cuidando das plantas e flores. E como o principal meio para esta atividade é o uso de água, vamos dar dicas de como desenvolve-la sem desperdiçar o recurso natural, uma vez que do total de consumo de água uma residência, 30% está relacionado ao uso nas áreas externas.

Vamos às dicas:

- Escolha um regador para molhar as plantas. A mangueira desperdiça muita água e ainda pode agredir as flores mais delicadas.

- A manhã ou final de tarde são os momentos mais indicados para esta atividade, pois assim a água estará mais fresca e não prejudicará as plantas, além da terra não precisar de muita água.

- Molhe profundamente. Não é a quantidade de água que importa e sim a maneira como foi regada a planta. Colocando a água bem próxima ao solo você irá garantir que este permaneça úmido por mais tempo.

Com irrigadores o consumo de água será reduzido

Com irrigadores o consumo de água será reduzido

- Quando for fazer a limpeza do quintal, use a vassoura  e um balde. O meio ambiente irá agradecer.

- Estamos entrando num período do ano mais seco e nem sempre será possível captar água de chuva. Mas não custa nada deixar um recipiente sempre por perto em caso de uma chuva repentina. Essa água será ideal para molhar as plantas e limpar a área externa da casa.

- Em grandes jardins existe a possibilidade de instalar irrigadores por gotejamento ou mangueira giratória. O consumo de água será reduzido e somente locais que precisam de água serão alcançados pelo equipamento.

- Evite regar as plantas quando estiver ventando muito. O vento propaga as partículas de água e dificulta a entrada da mesma no solo.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?