Caixas d’água de amianto faz mal a saúde?

O amianto é um mineral com resistência ao fogo e corrosão, apresenta pouco peso e tem baixo custo de produção. Por essas características ele é muito utilizado para fabricação de telhas, caixas d’água, pisos, componentes de freios de automóveis, revestimentos de máquinas e alguns tipos de materiais plásticos.

No Brasil o amianto foi proibido em diversos estados por ser nocivo à saúde, causando diversas doenças pulmonares. As fibras de amiantos são apontadas por serem responsáveis pelo aumento do risco de câncer de pulmão, principalmente em colaboradores que são expostos diariamente a essa substância como mineiros, trabalhadores da construção civil. O preocupante é que a doença só aparece tardiamente, podendo levar até 50 anos para aparecer.

risco, existem alternativas para as caixas d’água feita de amianto, como as caixas d’água de concreto e também metálicas

risco, existem alternativas para as caixas d’água feita de amianto, como as caixas d’água de concreto e também metálicas

De acordo com estudos médicos, o risco ocorre de desenvolver câncer surge apenas quando o material é partido, rachado ou danificado. As fibras estimulam mutações celulares. Sendo assim, consumir água oriunda de uma caixa d’água de amianto não é perigoso.

No entanto, como foi alertado anteriormente, no Brasil muitos estados já proibiram seu uso e em localidades como Estados Unidos e União Europeia o mineral já foi totalmente banido.

Para quem não quer correr risco, existem alternativas para as caixas d’água feita de amianto, como as caixas d’água de concreto e também as metálicas. Quando são metálicas, o material usado é o aço carbono.

Existem diversos modelos de caixa d’água metálica, como a tipo taça, cilíndrica e tubular. Cada uma é indicada para ambientes diferentes. Saiba mais sobre as caixas d’água metálicas no site da FAZ FORTE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Post Navigation