Caixa d’água pode ajudar a combater seca no Nordeste

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Segundo a ONU, o nordeste brasileiro enfrenta em 2013 a maior seca dos últimos 50 anos, com mais de 1.400 municípios afetado. O local mais grave é o Piauí, dos 224 municípios existentes, 209 estão em estado de emergência devido a seca. Com relação à agricultura, as perdas chegam a 90% da safra.

De acordo com a ONU, a seca que atinge o nordeste não é um problema apenas brasileiro. A previsão é que até 2030 quase metade da população mundial estará vivendo em áreas com grande escassez de água.

Nestes lugares é fundamental arrumar meios de estocar água potável

Nestes lugares é fundamental arrumar meios de estocar água potável

Nestes lugares é fundamental arrumar meios de estocar água potável. Um meio de fazer isso seria através de cisterna, que captaria água das chuvas. Porém, se não chove não há como armazenar muita água. Uma solução mais viável seria utilizar caixas d’água metálicas, que podem estocar milhares de litros de água, para abastecer a população em momentos de emergência.

A ideia pode parecer estranha. Como iremos estocar água sendo que falta até para as necessidades básicas? A verdade é que água existe, falta distribuição. Um exemplo é o nordeste brasileiro. Lá está o maior volume de água represado em regiões semi-áridas do mundo, com 37 bilhões de metro cúbicos estocados em cerca de 70 mil represas.

Em 2006, o Governo Federal, através da Agência Nacional de Águas editou o Atlas Nordeste de Abastecimento Urbano de água. Nos projetos apresentados, é possível resolver parte do problema com R$ 3,6 bilhões, onde 34 milhões de pessoas seriam beneficiadas, em municípios com mais de 5.000 habitantes.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?