Bebedouros de Pneus.

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Umas das etapas mais importantes na produção animal é a hidratação dos animais, o oferecimento de água deve ser de fácil acesso e ser em grande quantidade, o modelo de bebedouro para gado deve ter o tamanho adequado com a capacidade que atenda a necessidade dos animais, reservatórios de água para gado devem ser sempre limpos para que a qualidade da água não seja afetada.

A sustentabilidade traz uma opção para ajudar que pneus não parem no meio ambiente e ainda oferecem pontos extras com água para os animais. São os bebedouros com pneus reciclados de grandes veículos como máquinas de mineração ou tratores.

Pneus de máquinas para mineração, por exemplo, podem chegar até os três metros, e são compostos por borracha e camadas de aço para resistir a pressão do trabalho nas minas, o descarte desses pneus se torna um problema, os pneus fora de uso ficavam armazenados em pátios ou eram queimados liberando gases poluentes.

Nos anos 80 um produtor rural de Estados Unidos teve a ideia de transformar esses pneus em cocho para gado, dando um descarte mais sustentável e obtendo pontos de apoio para hidratação da sua produção animal.  bebedouros-para-gado

Para instalar o bebedouro na propriedade, basta utilizar materiais que geralmente já estão disponíveis nas fazendas, e o processo é parecido com o suporte para caixa d’água. Uma mistura de cascalho, cimento, areia e pedra faz o concreto que tampa o buraco na base do pneu cortado. O encanamento de entrada e drenagem de água é idêntico ao de qualquer outro bebedouro artificial.  Depois de instalado, o produto pode ser facilmente transportado a outras localidades da propriedade caso haja necessidade por conta de mudanças de piquete, reforma de pastagem ou processo de integração da pecuária com lavoura.

os pneus não oferecem riscos de intoxicação aos animais porque não há liberação de qualquer espécie de resíduo advindo da borracha. O bebedouro funciona também como protetor térmico da água, sobretudo pela espessura e pelo material que compõe sua parede.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?