Bebedouro para gado: o bebedouro adequado para sua produção animal.

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O desempenho e qualidade do gado dependem em sua maioria do bem–estar e saúde que ele apresenta, o fornecimento de água e sistemas adequados se tornam fundamentais nesse processo, visto que possuir um bebedouro com dimensões adequadas otimiza a produção aumentos os resultados produtivos, hoje existem muitos modelos como, bebedouro australiano ou bebedouro basculável.

O sistema de fornecimento de água dever ter capacidade linear suficiente de chegada, de modo a facilitar o acesso dos animais à água; possuir um sistema de reabastecimento se torna relevante, pois aumenta a vazão de reabastecimento e não limita o consumo, assegurando também o abastecimento em períodos de pico onde o consumo de água é maior. A limpeza não pode ser esquecida e deve ser feita todos os dias para assegurar a qualidade da água que será fornecida aos animais.

blog

O material com que são produzidos os bebedouros também deve ser considerado; o material deve ser de boa resistência, ter um acabamento que evite acidentes e lesões ou tenham difícil acesso, boa impermeabilização e não podem conter substâncias que venham a contaminar a água. Hoje no mercado existem materiais como o aço carbono que é utilizado pela Faz Forte que oferecem qualidade, durabilidade e são recicláveis, oferecem vida longa de qualidade ao seu produto.

Os bebedouros devem ser posicionados próximos a área de descanso e sombra dos animais, isso evita caminhos longos e desgastes o que influencia diretamente no investimento sobre a estrutura e produção.

Para dimensionar o tamanho ideal do bebedouro para sua produção deve-se considerar uma demanda de 15 litros diários por animal, sem restringir o consumo e possuindo capacidade de armazenamento de até dois dias para assegurar o fornecimento de água. Informações como tempo de permanência na área onde se localiza o bebedouro e tamanho dos animais também são imprescindíveis para definir o tamanho correto. O calculo deve ser feito com 2 centímetros lineares por cabeça e envolta do bebedouro por cerca de 3 m,  dever ser realizada a pavimentação da superfície com 3 a 5 % de inclinação.

A importância da água para um organismo saudável torna sua qualidade indispensável, assim como o armazenamento correto da mesma; oferecer água irrestrita e de boa qualidade otimiza  e melhora o desempenho trazendo sucesso para seu sistema de produção animal.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Posso te ajudar?